Whats: 41 99977 4134 contato@bconsorcios.com.br

Uma pessoa que planeja não terá barreiras no seu futuro, pois ela pensa acima de qualquer obstáculo que tentará interrompe-la. Pessoas que tem sonhos e metas devem planejar para alcançá-los, pois sem planejamento, nada será alcançado.

A verdadeira pessoa que planeja é aquela que faz o impossível acontecer, que aceita novas ideias para que o seu caminho seja mais simples e sua mente fiquei mais centrada ao decorrer de sua caminhada. Mas esse caminho é fácil? Não, não é nada fácil, e em muitos casos, esse caminho foi frustrante devido a certos deslizes que as pessoas cometeram ao longo de sua evolução para atingir um objetivo.

Quer tornar o seu caminho mais fácil? Confira abaixo 5 dicas para você atingir os seus objetivos através de um planejamento financeiro eficiente e duradouro.

Tenha objetivos sólidos

Sem objetivos sólidos, é impossível se planejar financeiramente. Ter metas e objetivos e também saber quanto tempo você levará para alcançar o que você deseja é um começo e tanto.

Pegue uma caneta e papel, anote o que você de fato deseja como objetivo e estipule um prazo de acordo com a sua realidade. O início do planejamento é justamente esse, se você começar de outra forma, pode haver surpresas no meio do caminho e isso poderá lhe custar caro.

Defina suas prioridades

Tudo o que pode causar sucesso e prosperidade no futuro pode ser duro e sacrificante se conseguir. Pessoas que estudam com afinco para passar em um concurso público, ou realizar um curso superior exige muito esforço financeiro, e com isso, a pessoa deve definir prioridades e abrir mão de certas coisas, e isso não é errado.

Definir prioridades ajuda a centralizar o seu pensamento para a conquista do que você quer no futuro, portanto, pense e repense, e defina o que é importante para você no momento.

Categorize as suas despesas e registre-as.

Registrar as suas despesas em uma planilha de excel ou até mesmo no caderno é essencial para verificar o que foi gasto na evolução do mês. Categorizar as despesas em fixas e variáveis ajuda muito e somente dessa forma é possível se planejar e definir suas prioridades.

Gastos fixos são difíceis de abrir mão, pois são gastos necessários para suas necessidades básicas, já os gastos variáveis oscilam durante o mês e estão mais ligados a gastos eventuais, que nesse caso, pode ser revisado e algumas contas podem ser cortadas com o passar do tempo. Segue exemplos de despesas abaixo para maior entendimento:

a) Despesas fixas: Faculdade, IPVA, Financiamento de veículo e Imóvel, Contas de água e luz.

b) Despesas variáveis: Gastos com combustível, despesas com eventos/festas, gastos com roupas, compra de medicamentos.

Existem algumas despesas variáveis que podem ser cortadas e outras despesas não, portanto, registre e verifique se você está comprometendo o seu orçamento com muitas despesas variáveis e priorize somente o que é necessário.

Escolha o meio de pagamento mais vantajoso na hora de comprar

Hoje em dia podemos escolher diversos meios de pagamentos disponíveis no mercado, seja boleto bancário, cartão de crédito, cartão de débito, entre outros. É costumeiro que alguns estabelecimentos cobram taxas acrescidas pelo uso do cartão de crédito, e a vista as mercadorias possuem um desconto animador para ser pago em dinheiro, e isso pode ser uma possibilidade de economia no planejamento em longo prazo.

Verifique as condições que a loja pode propor a você no momento, negocie um desconto caso você compre a vista, e você estará salvando uma quantia do seu orçamento.

Pesquise, analise e decida!

Como dito acima, os meios de pagamentos podem lhe ajudar você a economizar no ato da compra, mas também é necessário pesquisar preços em vários estabelecimentos para verificar de fato que você está salvando o seu tão suado dinheiro.

Hoje em dia a internet possui muitos sites que pesquisam o produto que você deseja comprar e o seu melhor preço entre os sites que os vendem, lhe proporcionando economia. Portanto, pesquisar preços está muito simples no mundo virtual, pesquise sempre!

Você já se planeja financeiramente? Qual o tempo que você se planeja para adquirir um objetivo? Você acredita que o planejamento financeiro faz toda a diferença? Ficou com alguma dúvida no artigo? Comente abaixo e teremos o maior prazer em conversar com você!